Em 1995 chegava ao Sul da Bahia o Engenheiro Agrônomo Wanderlino Medeiros Bastos, na bagagem, um vasto conhecimento em plantação de café, pois sua família começou a dedicar-se à cafeicultura desde 1836 no estado do Rio de Janeiro. Nasceu em 1941, em Cachoeiro do Itapemirim no estado do Espirito Santo, mas foi no município de São Gabriel da Palha também no estado do espirito Santo, que ficou muito conhecido por defender a cafeicultura. Visionário, o agrônomo foi criador da muda clonal de café Conilon, uma técnica de reprodução mais resistente e mais produtiva.
Veio para a Bahia em busca de melhores condições climáticas para o plantio de café, pois no Espírito Santo as estações do ano são marcadas por períodos de pouca chuva e de muita seca, o que trazia grandes perdas para a lavoura.
Na Bahia, Wanderlino continuou dedicando-se ao cultivo do café e transformou a paisagem local, mas, como a fazenda possuía uma área de relevo acidentado, os alagamentos eram constantes e, mais uma vez, foi preciso buscar novas alternativas, assim surgiu a possibilidade de plantar açaí, uma planta resistente a água e que precisa de um clima quente e úmido.
Em 1996, Wanderlino conseguiu as primeiras mudas na Emarc (Escola Técnica) em Uruçuca, lá foi orientado a procurar o Engenheiro Agrônomo José Inácio Lacerda Moura da CEPLAC de Una, especialista em palmeiras. Lá conseguimos as primeiras sementes e muita orientação técnica, que deram início a toda a nossa lavoura de açaí.
Agora o desafio era vender o produto, então uma pequena barraca foi montada próxima a sede de nossa fazenda as margens da BR 101, no município de Arataca. Com o aumento na procura pelo delicioso fruto roxo, foi preciso aumentar a produção, ampliar os pontos de vendas e levar o açaí DABAHIA para outros lugares.
Refrescante, nutritivo e saboroso o Açaí DABAHIA virou uma paixão dentro e fora do estado, hoje ele está presente em vários municípios baianos e também em municípios de estados vizinhos. O diferencial sem dúvida é a qualidade do Açaí DABAHIA.
Em 2020 com o falecimento de Wanderlino, seus filhos, Eliane, Fabrício e Wagner, assumiram a administração da empresa e das fazendas. Com apenas cinco sabores em sua linha de produção.
A fábrica Açaí DABAHIA conta hoje com 50 funcionários diretos e mais 150 indiretos nas fazendas de seus sócios, as quais fornecem o fruto para indústria. São famílias inteiras que tiram o seu sustento da plantação, processamento e venda do açaí. Hoje, temos mais de vinte sabores em nossa linha de produção.
Com produção própria, cuidamos de nossos produtos desde o cultivo da terra até o processamento do fruto, o que proporciona muito mais segurança e qualidade de nossos produtos.
São centenas de hectares de área plantada, com açaizeiros produzindo durante todo o ano. O cultivo é feito através de sementes selecionadas e isso proporciona uma maior produtividade e qualidade no produto final.
Outras Frutas.
Trabalhamos com responsabilidade e compromisso com a qualidade, valorizando tanto a produção própria quanto os pequenos produtores parceiros. Conheça a origem das frutas que utilizamos:
Um dos pilares do Açaí DABAHIA é a qualidade dos seus produtos.
Após a colheita, os frutos são levados para um tanque, onde são devidamente lavados e esterilizados, seguindo todas as normas do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). Esse cuidado assegura a entrega de um fruto seguro, fresco e de alta qualidade para o desenvolvimento dos nossos produtos na unidade Fabril.
Todos os nossos produtos são feitos com frutas de verdade, cuidadosamente selecionadas e despolpadas em nossa unidade fabril de polpas.
Na fábrica de gelatos, produzimos sabores com e sem leite. Para garantir a qualidade e evitar qualquer risco de contaminação cruzada, temos uma linha de produção base água e uma outra linha de produção base leite.
O produto é armazenado em câmaras frias a -18º mantendo as suas propriedades nutricionais, proporcionando aos consumidores maior segurança.
Todos os nossos funcionários são contratados sob o regime CLT, garantindo todos os direitos, benefícios e segurança previstos na legislação trabalhista.
Investimos constantemente em cursos e treinamentos, promovendo o crescimento profissional e o aprimoramento das habilidades da nossa equipe.
Nossas instalações seguem rigorosamente os padrões exigidos pelos órgãos de fiscalização. Além disso, adotamos uma cultura organizacional voltada para o bem-estar, buscando oferecer um ambiente de trabalho saudável, seguro e motivador para todos os colaboradores.